segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Museu Eugênio Teixeira Leal no Programa Mosaico Baiano


O Museu Eugênio Teixeira Leal/Memorial do Banco Econômico foi tema de matéria do programa, exibido nas tardes de sábado, Mosaico Baiano. Entre moedas, medalhas e condecorações, estão alguns objetos que foram usados no Banco Econômico, o primeiro banco privado do país. 

O Museu está localizado na rua do Açouguinho, no 1, Pelourinho - Centro Histórico de Salvador. O horário de funcionamento é de terça à sexta, das 9h às 18h, sábado e domingo, das 13h às 17h. A Instituição, também conhecida como Museu do Dinheiro, desenvolve programas educativos como: Programa Museu-Escola, Moral da História, Varal Cultural e Inclusão Digital.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra programação do Instituto ACM


O Instituto ACM promoverá ações para discutir sobre a contribuição do negro para a cultura do Brasil entre os dias 18 e 25 de novembro. Foram organizadas palestras, mesa redonda, exposição e visitas guiadas em dois museus de Salvador.

Confira a programação e a ficha de inscrição:

http://www.institutoacm.com.br/projetos-em-andamento

Semana da Consciência Negra no Museu Eugênio Teixeira Leal

O Museu Eugênio Teixeira Leal, conhecido como o Museu do Dinheiro, convida a comunidade para assistir ao filme Kiriku e a Feiticeira em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Local: Cine-teatro Góes Calmon
Data: 17/11/2011
Horários: 9h e 14h

Para grupos é necessário o agendamento prévio, a versão que será exibida é dublada. Ligue 3321-8023 ou envie um e-mail para: museueugenioeducativo@gmail.com


  Sinopse:

Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.
Ficha Técnica:

Título original: (Kirikou et la Sorcière)
Lançamento: 1998 (França)
Direção: Michel Ocelot
Atores: Fezele Mpeka, Antoinette Kellermann, Theo Sebeko, Kombisile Sangweni.
Duração: 71 min
Gênero: Animação

 Crítica:

http://www.contracampo.com.br/criticas/kiriku.htm

domingo, 6 de novembro de 2011

HIPATIA DE ALEXANDRIA

Uma mulher notável, filha do matemático e filósofo Têon de Alexandria, Hipatia foi uma filósofa iniciada nos Mistérios Hermetistas e líder da escola platônica de Alexandria no ano 400 d.C. Além de professora, ela contribuiu enormemente para o desenvolvimento da matemática.


Acreditava nos ensinamentos de Plotino, fundador do neoplatonismo, e em Jâmblico, o qual associou essa herança com as práticas teúrgicas. Para a Museologia, Hipátia representa a valorização da tradição e da ciência, para os cristãos, ela era considerada uma ameaça à nova ordem. Foi brutalmente assassinada sob a acusação de bruxaria e ateísmo.


O filme Alexandria retrata a história dessa mulher magnífica e recomendo para os que são apaixonados por Arte, História e Filosofia, ou seja, é um filme para os que têm consciência de que são verdadeiros escravos do sistema mas querem se libertar.





sábado, 5 de novembro de 2011

Programação de Novembro do Museu Eugênio Teixeira Leal


"Los Caprichos", de Goya


Uma ótima exposição para se visitar em Salvador ocorre no auditório do Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, a exposição de uma das obras mais importantes do artista espanhol Francisco José Goya, considerado o Shakespeare da pintura. 

"Los Caprichos", que agrupa uma série de 82 gravuras, foi editada em 1799 e retrata a sociedade civil e religiosa da época. A obra influenciou gerações e movimentos que vieram depois, como o Romantismo Francês, o Impressionismo e o Surrealismo.

 Goya

Goya nasceu em Fuendetodos, Saragoça, em 30 de março de 1746 e morreu na França, aos 82 anos. Em suas obras, Goya faz uma crítica da sociedade espanhola dos finais do século XVIII, em especial a nobreza e o clero. O artista cria gravuras que expressam o movimento e o desespero humano, em seu trabalho predominam a sátira social, sarcasmo, temática erótica e feitiçaria, acreditava nos fundamentos iluministas e fustigava as crendices do tempo.





O quê: Exposição da obra "Los Caprichos", de Goya
Local: Instituto Cervantes
De 9 de novembro a 10 de dezembro (Segunda a sexta, das 9 às 19h; sábado, das 9 às 14h
Acesso: 0800 (gratuito)