quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Divulgação da Exposição Natal, Presépios e Museus: Tradição e Arte


Diretoria de Museus apresenta exposição sobre presépios no Pelourinho


Publicação: 07/12/11 | 12H12 - Última Atualização: 07/12/11 | 12H12
Dentro da programação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) para o Natal do Pelourinho, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) abre no dia 15 de dezembro, às 18h30, a exposição Natal, Presépios e Museus: Tradição e Arte, que fica em cartaz até 29 de janeiro de 2012, na Galeria Solar Ferrão. O evento de abertura contará com a apresentação do grupo vocal performático Vozes do Engenho, que mescla música, dança, teatro e poesia.
A mostra tem projeto expográfico do professor da Universidade Federal da Bahia, Afrânio Simões, e dos 22 alunos da disciplina Museografia II e apresenta presépios natalinos. Disposta em três módulos, a exposição traz peças de arte sacra que integram o acervo do Museu Abelardo Rodrigues ao lado de plotagens de postais pertencentes ao Museu Tempostal, numa abordagem dos aspectos tradicionais dos presépios. “Serão expostas imagens de São Francisco de Assis (tradicionalmente considerado o idealizador do primeiro presépio de que se tem notícia), imagens diversas do menino Jesus, anjos e a imagem de Nossa Senhora do Leite, devoção da virgem cuja representação foi proibida pela Inquisição”, explica Simões.
Trazendo uma visão contemporânea da temática, a mostra apresenta ainda peças do colecionador Celso Oliva, idealizador do Museu dos Presépios, e fotografias de Edgar Oliva, que nos revela os característicos presépios confeccionados na região da Chapada Diamantina. O público poderá conferir também um presépio confeccionado com materiais reciclados. As peças são resultado das oficinas interativas realizadas durante o mês de novembro, no Solar Ferrão, coordenadas pelo arte-educador Ives Quaglia e inspiradas nas mostras que estão em cartaz no local (Panáfrica, Fragmentos: Artefatos Populares, o olhar de Lina Bo Bardi e Smetak – O Alquimista do Som). Participaram das oficinas alunos do Projeto Axé, monitores do Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, alunos do curso de Museologia da UFBA e pessoas da comunidade do entorno do Pelourinho.
A exposição, de caráter educativo, é fruto de uma aproximação que a DIMUS tem buscado estabelecer junto ao Departamento de Museologia da UFBA e com a comunidade do Pelourinho. Para a diretora de museus do IPAC, Maria Célia T. Moura Santos, “é importante para a DIMUS firmar parcerias com essas instituições e é fundamental também que a sociedade se aproprie dos espaços museais”, pontua. “Essa exposição, feita de forma interativa, apresenta uma releitura do Natal a partir do nosso patrimônio cultural”, conclui.
O objetivo da parceria entre a DIMUS e a UFBA é proporcionar aos futuros profissionais museólogos a oportunidade de vivenciar as práticas de conservação, documentação, pesquisa e comunicação realizadas pelos museus do IPAC. A ideia é que ao final da disciplina Museografia II os alunos apresentem uma exposição na Galeria Solar Ferrão sobre uma temática que venha sendo trabalhada pela diretoria. Segundo o professor Afrânio Simões, “apesar do grande desafio da proposta, a ideia foi muito bem aceita pelos estudantes. A iniciativa é muito louvável e oferece um campo de experimentação e reflexão extremamente enriquecedor para a formação profissional dos estudantes de museologia”, afirmou.
Integrando a programação da DIMUS para o Natal do Pelourinho, nos dias 15 e 23 de dezembro, às 17h, no Largo do Pelourinho, haverá apresentação cênica da Coleção dos Instrumentos Musicais Tradicionais de Emília Biancardi. O grupo, que é formado por 20 crianças, fará show de música e dança em alusão à tradição popular dos reisados. O espetáculo contará com a participação especial do Grupo Fénix da 3ª Idade, que apresentará “O Coro das Carpideiras”.
Serviço:
O que: Exposição Natal, Presépios e Museus: Tradição e Arte.
Onde: Galeria Solar Ferrão - Pelourinho
Quando: Abertura dia 15 de dezembro de 2011, às 18h30. Visitação: até 29 de janeiro, terça a sexta das 10h às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Realização: DIMUS/IPAC e Departamento de Museologia da UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário