terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania


O Museu Eugênio Teixeira Leal está promovendo o curso Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania, que acontecerá no dia 24.07.15. O objetivo do Curso é trocar experiências e contribuir na capacitação de profissionais interessados em utilizar o patrimônio a favor do conhecimento. As inscrições de trabalhos ficarão abertas até o dia 29.05 e as inscrições para participar do curso serão realizadas até o dia 10.07.




O que: Curso Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania.
Quando: O curso será no dia 24.07.15, das 8h às 18h, inscrições até o dia 10.07.
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho, nº 01, Pelourinho, Centro Antigo de Salvador.
Informações: 3321-8023 / cursoeducacaopatrimonial@gmail.com
Investimento: R$20,00.


Confira a programação do Curso


Matutino

08:00 / 8:20 - Credenciamento

08:20 / 08:30 – Apresentação e abertura 

8:30 /  9:00 - Conhecendo o Museu Eugênio Teixeira Leal
Facilitadores: Equipe Setor Educativo do METL

9:00 / 9:40 - Módulo 1: Educação Patrimonial – Identidade Cultural e Patrimonial: conceitos e práticas sobre o Patrimônio Material e Imaterial.

Facilitadora: Eliene Bina - Graduada em Pedagogia (1983) e Museologia (1986). Mestrado em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2009). Doutoranda em Museologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP, Portugal. Laudista de obras de arte da FAAP, Institutos Itaú Cultural e Tomie Ohtake. Experiência na elaboração e execução de projetos culturais, nos temas: museus, ação educativa e inclusão social, com produção de artigos e palestras. Atualmente é Diretora executiva do Museu Eugênio Teixeira Leal.
9:40 / 10:00 - Debate

10:00 / 10:20 - Coffee Break

10:20 / 10:50 – Módulo 2: Atividades Educativas e experiências do Museu Eugênio Teixeira Leal.

Facilitadora: Cileide Marques - Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (2003) e em Museologia (2014) ambas pela UFBA. Tem experiência na área de Arte-educação com ênfase em Patrimônio Cultural e comunidade. Desenvolveu projetos em instituições de ensino particulares da cidade de Salvador. Atualmente chefia o Setor Educativo do Museu Eugênio Teixeira Leal.

10:50 / 11:30 – Módulo 3: A Sedução do Conhecimento: elaborando roteiros de pesquisa em museus

Facilitadores: Euler Oliva – Graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Tem experiência em trabalhos como produtor cultural e designer gráfico na criação de catálogos de Museus e Artistas Plásticos e fotografia de acervos. Atualmente é Chefe do Setor de Museografia do Museu Eugênio Teixeira Leal.

                        Marcela Marchi - Graduada em Turismo pela - Universidade de Uberaba em MG – UNIUBE (1985) e Museologia pela UFBA (2002). Especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade de São Bento em Salvador – BA (2010). Desenvolveu atividades de 1998 a 2000 no Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff e de 2000 a 2005 no Setor Educativo do Conjunto Cultural da Caixa. Atualmente é Chefe do Setor de Documentação e Pesquisa do Museu Eugênio Teixeira Leal e atua como docente no Sistema “S” (SENAC, SENAI, SESC e SESI) ministrando aulas sobre Patrimônio Imaterial e Folclore para o curso de Turismo, e Informática Aplicada para classes dos cursos ligados às áreas de Gestão de Pessoas.

11:30 / 12:00 – Debate

12:00 / 13:00 – Pausa para almoço


Vespertino


13:00 / 13:30 – Módulo 4: Biblioteca Innocêncio Marques de Góes Calmon e as experiências sócio-educativas com os projetos Inclusão Digital e Varal Cultural.

Facilitador(a): Luciana Santos do Nascimento - Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação da UFBA (2012). Participação em projeto de voluntariado em mediação da leitura no ano de 2011, em uma escola pública; possui cursos na área de gestão documental e participação em palestras sobre ação cultural. Atualmente chefia o Departamento da Biblioteca Innocêncio Marques de Góes Calmon e Arquivo do Banco Econômico.

13:30 / 13:40 – Debate

13:40/15:50 – Sessão com comunicações de apresentação de trabalhos e compartilhamento de experiências. Confira as regras para submissão de trabalhos, inscrições abertas até o dia 22.05.

15:50 / 16:10 - Coffee Break

16:10 / 17:00 - PalestraEducação e Museus: metodologias de ação cultural.
Facilitadora: Profª. Dr.ª Sidélia Santos Teixeira - Graduada em Museologia pela UFBA (1992), mestrado em Museologie Et Mediation Culturelle Dea - Universite Davignon (2001) e Doutorado em Estudos Contemporâneos, Universidade de Coimbra, UC, Portugal (2015). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, formação museológica, museus, ação museológica e patrimônio cultural. Atualmente é professora adjunta 2 da UFBA.

17:00 / 17:30 – Debate

17:30 / 18:00 – Avaliação do curso, considerações finais e encerramento.
  

Regras para submissão de trabalhos


Os trabalhos serão submetidos pelo e-mail: cursoeducacaopatrimonial@gmail.com, impreterivelmente até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 29 de maio de 2015.

Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: pôster ou comunicação oral, seguindo as seguintes orientações:

   - O trabalho deve contemplar um dos seguintes temas: cultura, patrimônio ou Educação Patrimonial;
   - Submeter apenas um trabalho por modalidade e na língua portuguesa;
  - Os trabalhos apresentados receberão certificado na data do evento. Será entregue apenas 01 (um) certificado por trabalho; 
   - Para que o trabalho seja apresentado no encontro, é necessário que o autor que irá apresentar faça a sua inscrição. O valor do investimento é de R$20,00 (vinte reais) e pode ser efetuado no Museu / Memorial, em espécie, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17h, através de depósito bancário identificado ou de transferência no banco BRADESCO, Conta Corrente nº 193656-5, Agência 3021, titular: Fundação Econômico Miguel Calmon;

  - No caso de depósito no caixa ou transferência bancária, enviar o comprovante juntamente com esta ficha de inscrição para o e-mail: cursoeducacaopatrimonial@gmail.com. Não serão aceitos depósitos via TAA (Terminal de Auto Atendimento);

  - Em caso de desistência, o(s) apresentador (es) do trabalho deverão informar a Coordenação do Curso até dia 26 de junho de 2015, através do e-mail: cursoeducacaopatrimonial@gmail.com;

   - Em caso de desistência até o dia 17 de julho o inscrito poderá repassar a vaga no curso para outra pessoa;

  -  O Curso não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem, relacionados à apresentação do trabalho.

Orientações Gerais para o resumo: 

- Máximo de 01 lauda em formato PDF;
- A4; fonte Times New Roman, tamanho 12;
- margens superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;
- itens e subitens em negrito e centralizado;
- espaçamento: entre o Título e Autores e no texto:  1,5cm; simples entre os itens e subitens;
- tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word).

1.   Regras para modalidade de Pôster

1.1 O pôster deve ter 0,80 cm de largura e 1 m de altura, formato de banner com cordão para pendurar. Cada autor será responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster;

1.2 Os pôsteres que estiverem divergentes da minuta enviada e aprovada, não serão afixados;

1.3 O pôster será exposto durante o Curso. O envio do trabalho completo e no prazo é de total responsabilidade do autor.

2.   Regras para modalidade da Comunicação Oral

Apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo dois apresentadores.
Duração: A sessão terá o período de 2 horas e 10 minutos, sendo que cada comunicação terá o tempo total de quinze minutos, incluindo a projeção de vídeo e slides e mais 20 minutos para perguntas/debates no final de cada bloco de três comunicações. Os apresentadores deverão permanecer até o término da sessão.

2.1 A seleção de trabalhos será realizada a partir da análise do resumo (em PDF), que deverá ser anexado no momento da inscrição no formato estabelecido;

2.2 Os trabalhos selecionados serão apresentados por membros dos respectivos projetos, podendo ser docentes, técnicos ou estudantes;

2.3   A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da ação, sendo que devem ser destacadas as seguintes informações básicas: instituição de ensino, coordenador e demais membros da equipe, local de execução do trabalho, formas de apoio recebidas para a execução do mesmo, metodologias utilizadas, avaliação, tanto em relação ao seu desenvolvimento como dos resultados obtidos, e publicações vinculadas ao trabalho apresentado (se aplicável);

2.4 No caso de apresentação em slide, o primeiro deverá informar: o título do trabalho, o nome dos autores e o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido;

2.5 No slide, o título do trabalho bem como seu conteúdo deverá ser idêntico ao resumo enviado.

Cronograma

Inscrições de trabalhos
11 a 29 de maio
Análise dos trabalhos
01 a 05 de junho
Divulgação dos trabalhos aprovados
08 de junho
Prazo para informar desistência de inscrição de trabalho
26 de junho
Inscrições de Participantes
11 de maio a 10 de julho
Realização do Curso
24 de julho
*Os prazos estão sujeitos a alterações.






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