O Museu
Eugênio Teixeira Leal está promovendo o curso Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e
cidadania, que acontecerá no dia 24.07.15.
O objetivo do Curso é trocar experiências e contribuir na capacitação de
profissionais interessados em utilizar o patrimônio a favor do conhecimento. As inscrições de trabalhos ficarão abertas até o dia 29.05 e as inscrições para participar do
curso serão realizadas até o dia 10.07.
O que: Curso Educação Patrimonial: o bem cultural como ferramenta para educação e cidadania.
Quando: O curso será no dia 24.07.15, das 8h às 18h, inscrições até o dia 10.07.
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho, nº 01, Pelourinho, Centro Antigo de Salvador.
Informações: 3321-8023 / cursoeducacaopatrimonial@gmail.com
Investimento: R$20,00.
Confira a programação do Curso
Matutino
08:00 / 8:20 - Credenciamento
08:20
/ 08:30 – Apresentação e abertura
8:30
/ 9:00 - Conhecendo o Museu Eugênio
Teixeira Leal
Facilitadores: Equipe
Setor Educativo do METL
9:00 / 9:40 - Módulo 1: Educação
Patrimonial – Identidade Cultural e Patrimonial: conceitos e práticas sobre o
Patrimônio Material e Imaterial.
Facilitadora: Eliene
Bina - Graduada em Pedagogia (1983) e Museologia (1986). Mestrado
em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2009). Doutoranda em Museologia,
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP, Portugal. Laudista de
obras de arte da FAAP, Institutos Itaú Cultural e Tomie Ohtake. Experiência na elaboração
e execução de projetos culturais, nos temas: museus, ação educativa e inclusão
social, com produção de artigos e palestras. Atualmente é Diretora executiva do
Museu Eugênio Teixeira Leal.
9:40 / 10:00 - Debate
10:00 / 10:20 - Coffee Break
10:20 / 10:50 – Módulo 2: Atividades Educativas e experiências do Museu Eugênio
Teixeira Leal.
Facilitadora: Cileide Marques - Graduada em
Licenciatura em Desenho e Plástica (2003) e em Museologia (2014) ambas pela
UFBA. Tem experiência na área de Arte-educação com ênfase em Patrimônio
Cultural e comunidade. Desenvolveu projetos em instituições de ensino
particulares da cidade de Salvador. Atualmente chefia o Setor Educativo do
Museu Eugênio Teixeira Leal.
10:50 / 11:30 – Módulo 3: A Sedução do Conhecimento:
elaborando roteiros de pesquisa em museus
Facilitadores: Euler Oliva – Graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Tem
experiência em trabalhos como produtor cultural e designer gráfico na criação
de catálogos de Museus e Artistas Plásticos e fotografia de acervos. Atualmente
é Chefe do Setor de Museografia do Museu Eugênio Teixeira Leal.
Marcela Marchi - Graduada em Turismo
pela - Universidade de Uberaba em MG – UNIUBE (1985) e Museologia pela UFBA
(2002). Especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade de São
Bento em Salvador – BA (2010). Desenvolveu atividades de 1998 a 2000 no Museu
de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff e de 2000 a 2005 no Setor Educativo do
Conjunto Cultural da Caixa. Atualmente é Chefe do Setor de Documentação e
Pesquisa do Museu Eugênio Teixeira Leal e atua como docente no Sistema “S”
(SENAC, SENAI, SESC e SESI) ministrando aulas sobre Patrimônio Imaterial e
Folclore para o curso de Turismo, e Informática Aplicada para classes dos
cursos ligados às áreas de Gestão de Pessoas.
11:30 / 12:00 – Debate
12:00 / 13:00 – Pausa para almoço
Vespertino
13:00 /
13:30 – Módulo 4: Biblioteca Innocêncio Marques
de Góes Calmon e as experiências sócio-educativas com os projetos Inclusão
Digital e Varal Cultural.
Facilitador(a): Luciana Santos
do Nascimento - Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de
Ciência da Informação da UFBA (2012). Participação em projeto de voluntariado
em mediação da leitura no ano de 2011, em uma escola pública; possui cursos na
área de gestão documental e participação em palestras sobre ação cultural.
Atualmente chefia o Departamento da Biblioteca Innocêncio Marques de Góes
Calmon e Arquivo do Banco Econômico.
13:30 / 13:40 – Debate
13:40/15:50
– Sessão com comunicações de apresentação de trabalhos e
compartilhamento de experiências. Confira
as regras para submissão de trabalhos, inscrições abertas até o dia 22.05.
15:50 /
16:10 - Coffee Break
16:10 / 17:00 - Palestra – Educação e Museus: metodologias de ação cultural.
Facilitadora: Profª. Dr.ª Sidélia Santos Teixeira -
Graduada em Museologia pela UFBA (1992), mestrado em Museologie Et Mediation Culturelle
Dea - Universite Davignon (2001) e Doutorado em
Estudos Contemporâneos, Universidade de Coimbra, UC, Portugal (2015).
Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia, atuando
principalmente nos seguintes temas: ação cultural, formação museológica,
museus, ação museológica e patrimônio cultural. Atualmente é professora adjunta
2 da UFBA.
17:00 / 17:30
– Debate
17:30 /
18:00 – Avaliação do curso, considerações finais e encerramento.
Regras para
submissão de trabalhos
Os trabalhos serão submetidos pelo e-mail:
cursoeducacaopatrimonial@gmail.com, impreterivelmente até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 29 de maio de 2015.
Os
trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: pôster ou comunicação oral,
seguindo as seguintes orientações:
- O
trabalho deve contemplar um dos seguintes temas: cultura, patrimônio ou
Educação Patrimonial;
- Submeter
apenas um trabalho por modalidade e na língua portuguesa;
- Os
trabalhos apresentados receberão certificado na data do evento. Será entregue
apenas 01 (um) certificado por trabalho;
- Para que o trabalho seja apresentado
no encontro, é necessário que o autor que irá apresentar faça a sua inscrição.
O valor do investimento é de R$20,00 (vinte reais) e pode ser efetuado no Museu
/ Memorial, em espécie, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17h,
através de depósito bancário identificado ou de transferência no banco
BRADESCO, Conta Corrente nº 193656-5, Agência 3021, titular: Fundação Econômico
Miguel Calmon;
- No caso de depósito no caixa ou transferência
bancária, enviar o comprovante juntamente com esta ficha de inscrição para o e-mail: cursoeducacaopatrimonial@gmail.com. Não
serão aceitos depósitos via TAA (Terminal de Auto Atendimento);
- Em
caso de desistência, o(s) apresentador (es) do trabalho deverão informar a
Coordenação do Curso até dia 26 de junho de 2015,
através do e-mail: cursoeducacaopatrimonial@gmail.com;
- Em
caso de desistência até o dia 17 de julho
o inscrito poderá repassar a vaga no curso para outra pessoa;
- O
Curso não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem, relacionados
à apresentação do trabalho.
Orientações
Gerais para o resumo:
- Máximo de
01 lauda em formato PDF;
- A4;
fonte Times New Roman, tamanho 12;
- margens
superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;
- itens e subitens em negrito e centralizado;
- espaçamento: entre o Título e Autores e no
texto: 1,5cm; simples entre os itens e subitens;
- tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word).
1. Regras
para modalidade de Pôster
1.1 O pôster
deve ter 0,80 cm de largura e 1 m de altura, formato de banner com cordão para pendurar. Cada autor
será responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu
pôster;
1.2 Os pôsteres que estiverem
divergentes da minuta enviada e aprovada, não serão afixados;
1.3 O pôster será exposto durante o
Curso. O envio do trabalho completo e no prazo é de total responsabilidade do
autor.
2. Regras
para modalidade da Comunicação Oral
Apresentadores: Cada
trabalho poderá ter no máximo dois apresentadores.
Duração: A
sessão terá o período de 2 horas e 10 minutos, sendo que cada comunicação terá o
tempo total de quinze minutos, incluindo a projeção de vídeo e slides e mais 20 minutos para
perguntas/debates no final de cada bloco de três comunicações. Os apresentadores
deverão permanecer até o término da sessão.
2.1 A seleção de trabalhos será realizada a partir da
análise do resumo (em PDF), que deverá ser anexado no momento da inscrição no
formato estabelecido;
2.2 Os trabalhos selecionados serão apresentados por
membros dos respectivos projetos, podendo ser docentes, técnicos ou estudantes;
2.3 A
apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da ação,
sendo que devem ser destacadas as seguintes informações básicas: instituição de
ensino, coordenador e demais membros da equipe, local de execução do trabalho,
formas de apoio recebidas para a execução do mesmo, metodologias utilizadas,
avaliação, tanto em relação ao seu desenvolvimento como dos resultados obtidos,
e publicações vinculadas ao trabalho apresentado (se aplicável);
2.4 No caso de apresentação em slide, o primeiro deverá informar: o
título do trabalho, o nome dos autores e o nome da instituição onde o trabalho
foi desenvolvido;
2.5 No slide,
o título do trabalho bem como seu conteúdo deverá ser idêntico ao resumo
enviado.
Cronograma
Inscrições
de trabalhos
|
11 a 29
de maio
|
Análise
dos trabalhos
|
01 a 05
de junho
|
Divulgação
dos trabalhos aprovados
|
08 de
junho
|
Prazo
para informar desistência de inscrição de trabalho
|
26 de
junho
|
Inscrições
de Participantes
|
11 de maio
a 10 de julho
|
Realização
do Curso
|
24 de
julho
|
*Os
prazos estão sujeitos a alterações.
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